Dicas para Fazer o Caminho de Santiago

Pequenas dicas ajudam a tornar a experiência do Caminho de Santiago mais enriquecedora e a tirar o máximo partido dela. Certamente poderá confiar na sorte, como faz quando joga no Ruby Fortune, mas pequenas cautelas ajudam a afastar o azar.

Leve protetores auriculares

Há muitos milhares de pessoas no Caminho, o que significa que provavelmente não será o único a pernoitar na hospedaria que escolher. Para garantir silêncio, um par de tampões para ouvidos será muito útil. Alguns peregrinos levam igualmente proteção para os olhos, para garantir escuridão noturna quando os estores não fecham mais.

Peça ajuda

Já diz o ditado que “Quem tem boca vai a Roma”, o que logicamente se aplica a Compostela também. Se tiver dúvidas, peça ajuda ao pessoal das pensões, dos restaurantes, aos habitantes das aldeias que cruzar ou aos outros peregrinos. Lembre-se de que é fácil socializar no Caminho de Santiago.

Escreva um diário

Rapidamente constatará que haverá pensamentos, conversas, impressões, sensações e experiências que quererá deixar registados na sua memória – e serão tantas que, no regresso, acabará por esquecer boa parte. Mantenha um pequeno diário do seu percurso; ajudá-lo-á também a perspetivar a experiência na sua dimensão de renovação espiritual ou pessoal.

Leve um pau

Take a stickAssociamos os caminhantes ao pau comprido, e não é por acaso. O pau serve p
ara equilibrar o peso da mochila ou do corpo e também para afastar eventuais ataques de animais.

Experimente a gastronomia e os vinhos

Fazer do Caminho uma experiência ascética, limitando as necessidades do corpo ao mínimo possível e essencial, é uma atitude respeitável. Porém, se não for esse o seu caso, não deixe de conhecer os vinhos de La Rioja e os pratos típicos das Astúrias, por mera displicência.

Aprenda um pouco de espanhol

Se sabe falar bem inglês, lembre-se de que nem sempre isso é a norma em Espanha – mesmo nas regiões naturalmente atentas ao fenómeno turístico que é a peregrinação a Santiago. Aprender algumas expressões básicas de espanhol poderá ajudar a desbloquear algumas situações. Além disso, o espanhol e o português são tão próximos que tal não será difícil.

Leave a Reply