Escolha a Sua Rota do Caminho de Santiago

Existem várias rotas que pode escolher quando decide fazer o Caminho de Santiago. As principais são: Camino Francés (Caminho Francês), Camino de Finisterre & Muxia, Camino Aragones, Le Puy Route, Camí de Sant Jaume, Camino de Madrid, Camino Ingles, Camino Primitivo, Camino Portugués (Caminho Português), Tunnel Route, Via de la Plata, Camino del Salvador e Camino del Norte (Caminho do Norte). Fica aqui alguma informação sobre alguns dos caminhos mais conhecidos.

Caminho Francês

É considerado o caminho “Xacobeo” por excelência. Esta é a rota mais histórica e popular, escolhida por cerca de 60% dos peregrinos, e a melhor preparada e assinalada do Caminho de Santiago. Atravessa o norte da Península Ibérica e é detalhadamente descrita no Codix Calixtunus (datado de 1135), um livro essencial na tradição do Caminho. Este caminho liga Saint Jean Pied de Port a Santiago de Compostela.

Camino Aragones

É uma alternativa ao Caminho FraCamino Aragonesncês, entre a garganta de Somporte e “Puente del Rei”. Este caminho tem uma extensão de 165 km e é dos menos povoados, logo será um dos caminhos onde estará em maior contato com a Natureza. Esta opção não é recomendada no inverno.

Caminho Inglês

Este é um dos caminhos mais curtos e com dois pontos de partida: um desde o Ferrol (110 km) ou desde a Corunha (97 km). Cerca de 7.000 pessoas percorrem este caminho por ano.

Caminho Português

É o segundo caminho mais popular em termos de número de peregrinos. O ponto de partida é Lisboa, mas a maioria começa do Porto ou da fronteira Portugal-Espanha, em Tui. De Lisboa a Santiago são 616 km e do Porto a Santiago são 240 km.

Tem origem na Idade Média e foi usado pela Rainha Isabel de Portugal, no século XIV. O caminho segue as antigas ruas romanas da Lusitânia mas, hoje em dia, a maioria do percurso é feito por estrada.

Leave a Reply