Faça uma Caminhada Épica no Caminho de Santiago

Poucos caminhos e peregrinações sobreviveram à passagem do tempo como o Caminho de Santiago. A peregrinação começou em 814 d.C. (séc. IX) e o número de peregrinos só tem aumentado desde então. Dados de 2012 mostram que nesse ano 190.000 pessoas fizeram o Caminho de Santiago. Se no início eram só os povos da Europa que faziam o caminho, hoje já encontra peregrinos de todo o Mundo.

way Camino de SantiagoEste Caminho, que percorre a Espanha Setentrional, faz parte da imaginação de todos os aficionados por caminhadas, e não só, tendo acabado por se tornar um ritual de passagem para crentes e não crentes.

O Caminho é muito popular também devido às paisagens que o rodeiam. Aqui passará por montanhas, planícies, encostas verdejantes, aldeias, antigos palácios e cidades cheias de história.

Quando faz o Caminho, não precisa de grande preparação nem preocupações. Encontrará sempre local para se alojar e comer. As diferentes etapas estão bem assinaladas e raramente se encontrará sozinho a caminhar. O caminho adapta-se a si, e não o contrário. Não existem limites de dias para o completar. Se for caminhar, precisa apenas de fazer 100 km de caminho.

Ninguém retorna o mesmo depois de fazer o Caminho de Santiago. Esta é uma experiência de uma vida, pois é um percurso profundamente espiritual entre si e o universo. Os peregrinos mais antigos acreditavam que o Caminho seguia a rota da Via Láctea. Então, literalmente, ao fazer o Caminho de Santiago, estaria a seguir o “caminho das estrelas”. Faça a experiência de caminhar antes ou depois do nascer do sol e teste esta crença.

Este é o terceiro destino mais reverenciado no mundo cristão (depois de Roma e Jerusalém); aqui encontra-se o túmulo de Santiago Maior, apóstolo de Jesus Cristo. Muitos peregrinos faziam e fazem este caminho para remissão dos seus pecados.

Se quer uma aventura épica, faça o Caminho de Santiago.

Leave a Reply