O Comprimento do Caminho de Santiago

Estima-se que, em 2015, mais de 260.000 pessoas tenham percorrido o caminho de Santiago. A opção clássica e mais conhecida, o Caminho Francês, parte da pequena localidade pirenaica de Saint-Jean-Pied-de-Port. Mas nem toda a gente percorre esta via principal. Vejamos a distância das principais vias do Caminho de Santiago:

Caminho Francês: 791 km

O número oficial está perto dos 800 quilómetros, sendo que o percurso médio diário fica entre os 25 e os 30 km. Em todo o caso, o ritmo difere consoante a capacidade física do peregrino e também da sua vontade de acelerar ou abrandar para socializar, descansar ou visitar as cidades ao longo do trajeto.

Caminho Português: 600 km

Considerando-se o ponto de partida em Lisboa, o Caminho Português passa por Fátima e Coimbra até ao Porto, continuando por Ponte de Lima, antes de entrar na Caminho PortuguêsGaliza. O Caminho coincide com o de Fátima, sendo que os peregrinos encontrarão indicações para ambos os sentidos no percurso a norte do santuário mariano, a azul para Fátima e a amarelo para Santiago.

 

Caminho Português do Interior: 387 km

Os peregrinos que partam de Trás-os-Montes ou das Beiras têm uma alternativa que principia na Sé de Viseu e termina na catedral de Santiago, passando por Lamego, Vila Real, Chaves, Verín e Orense.

Caminho da Costa: 260 km

Partindo do Porto, este caminho segue ao longo do mar (Vila do Conde, Esposende, Viana, Caminha, Baiona, Vigo), até chegar a Pontevedra e prosseguir até Compostela.

Outros Caminhos

  • Via de la Plata

Partindo de Sevilha, segue ao longo da região Oeste de Espanha, ao longo de um antigo eixo viário percorrido por pastores pré-romanos, pelos romanos e pelos muçulmanos. Utilizado por peregrinos da Andaluzia, é o maior dos caminhos de Santiago, com cerca de 1000 km.

  • Caminho Inglês

Historicamente percorrido por peregrinos vindos do Norte da Europa, chegados à Galiza por barco. Tem duas vias: 75 km desde a Corunha (o que não chega para que seja atribuída ao peregrino a “compostela”, o certificado de conclusão do Caminho, que exige que sejam percorridos pelo menos 100 km) e 110 km desde Ferrol.

Leave a Reply