Quando visitar o Caminho de Santiago

Para fazer uma etapa do Caminho de Santiago, ou a totalidade do mesmo, existem algumas coisasthe old Roman trade route que deve ter em consideração. A primeira de todas é qual o caminho que vai percorrer. Existem vários caminhos, mas o principal e mais conhecido é o caminho francês, que corresponde à antiga rota de comércio romano que continua até ao cabo Finisterra. Outro pormenor que deve ter em conta é qual a melhor altura para fazer o Caminho.

Janeiro e Dezembro

Nestes meses é Inverno em Espanha. Por isso, se pretende viajar nesta altura, tem de planear com muito cuidado a sua viagem, principalmente
quando se desloca para alguma montanha como Saint Jean Pied de Port. Tenha em atenção que poderá nevar em algumas regiões do caminho, como tal não é muito aconselhado caminhar nesta época do ano.

Outubro, Fevereiro e Março

Estes meses costumam ser meses molhados; desta forma, prepare-se para levar equipamento para a chuva. As manhã costumam ser bastante frias mas, se tiver sorte, o sol poderá aparecer durante o resto do dia.

Abril, Maio, Junho, Setembro

Estes são considerados os melhores meses para fazer o Caminho de Santiago. Durante esta altura do ano, os dias são quentes, todos os albergues e estações estão abertos e as estradas não estão tão cheias como nos meses de verão.

Julho e Agosto

Estes são os meses mais populares no Caminho de Santiago. Deverá evitar o dia 25 de julho (feriado de Santiago) pois todos os albergues estarão lotados e os preços inflacionados.

Mesmo planeando com alguma antecedência, deve ter noção que o clima na zona de Santiago pode variar bastante. É bastante comum chover, mesmo nas alturas de verão. Por isso, leve sempre na sua mala uma capa de proteção para a chuva. Além disso, se optar por fazer o caminho francês, caminhará na zona norte do país e poderá encontrar noites e manhãs mais frias que as que está habituado, mesmo nos meses quentes. Logo, por via das dúvidas, leve uma camisola mais quente para estas eventualidades.

Leave a Reply